Nesta tarde de quinta-feira, 31, a cidade de Videira celebrou a conclusão da primeira turma do Programa Protetores do Lar, da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). O programa, realizado durante todo o mês de agosto, deixou uma marca significativa na comunidade, envolvendo cerca de 330 alunos do 3º ano do Ensino Médio de todas as escolas do município.
A iniciativa consistiu em uma série de palestras ministradas por policiais, que envolveu a Rede Catarina de Proteção à Mulher, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Os encontros enfocaram temas cruciais, promovendo a reflexão sobre a importância da família na sociedade.
O ponto alto da cerimônia de encerramento foi a entrega dos certificados de participação e conclusão do ciclo de palestras. O evento aconteceu na Prefeitura de Videira e contou com a presença de autoridades envolvidas nesse projeto transformador.
Os jovens que participaram do programa assumiram um compromisso fundamental, de serem promotores desse projeto e levarem a reflexão às suas famílias. O objetivo é combater a violência doméstica e familiar de uma forma eficaz, e fortalecer o assunto sobre a prevenção contra os problemas que nossa sociedade enfrenta nesse contexto.
O comandante da 2ª Companhia do 15º Batalhão de Polícia Militar, capitão Marcos Evandro Tarniovicz, enfatizou a importância das parcerias que foram firmadas para combater o crescente problema da violência, salientando que a prevenção é de fundamental relevância e parabenizou os envolvidos pela iniciativa neste mês do Agosto Lilás.