Nesta terça-feira, 27, foi realizada em São Lourenço do Oeste primeira formatura do Programa Protetores do Lar, uma iniciativa da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que tem o objetivo de reduzir casos de violência doméstica e familiar. O evento, realizado no Teatro do Centro de Eventos do município, contou com a parceria da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Lourenço do Oeste e da psicóloga Olívia Tenutti de Oliveira. A formatura celebrou a conclusão de um curso que envolveu 214 adolescentes do 3º ano do ensino médio da Escola de Educação Básico Sóror Angélica.
Durante a cerimônia, os alunos receberam seus certificados de conclusão e foram oficialmente instituídos como protetores do lar após fazerem um juramento. O comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Paulo Ramos dos Santos, destacou a importância do programa, que visa conscientizar os jovens sobre a luta contra a violência doméstica. O comandante ainda incentivou os formandos a disseminarem o conhecimento adquirido e a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades.
O programas Protetores do Lar, iniciou em 2019 no município de Imbituba e se expandiu desde então, tem como alvo adolescentes do ensino médio. Em 2024, o programa foi implantado em São Lourenço do Oeste, oferecendo palestras e treinamentos para preparar os jovens a enfrentar a violência doméstica e familiar. O objetivo foi fazer com que os alunos entam melhor sobre a Ordem Pública e a proteção das mulheres, consolidando-se como defensores eficazes contra a violência em suas comunidades.