Na tarde desta segunda-feira, 13, no 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Brusque, foi realizada a recepção os primeiros quatro adolescentes que participarão do projeto Jovem Aprendiz na corporação.
A contratação dos jovens aprendizes foi realizada através de uma parceria e convênio firmado entre Polícia Militar, empresa Metalúrgica ZM, Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
O comandante do 18º BPM, tenente-coronel Pedro Carlos Machado Júnior, recepcionou os aprendizes que vão atuar em setores internos e administrativos da Polícia Militar. Através do programa, os participantes cumprirão quatro horas diárias de trabalho, mantendo assiduidade escolar e recebendo acompanhamento de suporte do CIEE.
O grupo que iniciou o projeto é formado por jovens em situação de vulnerabilidade social e após o período de participação de dois anos, os aprendizes poderão receber uma bolsa de graduação 100% em qualquer curso da Unifebe, com exceção de medicina.
Estiveram presentes na apresentação dos jovens aprendizes o comandante do 7º comando regional de Polícia Militar, coronel Luis André Pena Viana de Oliveira, da reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, do diretor da Metalúrgica ZM, Alexandre Zen, e da coordenadora da Agência CIEE em Brusque, Catia Maffezzolli.
De acordo com o comandante do 18º BPM, tenente-coronel Pedro, "o projeto é importante para melhorar a atuação do policiamento, pois, tem-se a possibilidade de direcionar esses jovens para atividades administrativas não exclusivas de militares e, assim, poder direcionar mais policiais para a rua, atuando na atividade fim". O oficial também destacou sobre a excelente oportunidade para os jovens de Brusque ter um acesso ao primeiro emprego, com condições melhores de futuro, podendo cursar uma graduação superior.