A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através do 15º Batalhão de Polícia Militar, realizou na noite de quarta-feira, 12, a solenidade de encerramento do programa Estudante Cidadão na escola Alto Bonito, em Caçador. A iniciativa impactou positivamente a vida de mais de 180 alunos do 1º ao 5º ano.
Um dos momentos mais aguardados da noite foi a entrega das premiações aos alunos que se destacaram no programa. Cada um deles recebeu uma bicicleta como forma de reconhecimento ao seu esforço, disciplina e participação ativa.
A solenidade contou com a participação da banda sinfônica Músicos do Contestado, que encantou o público presente. Durante o evento, homenagens foram prestadas aos policiais militares e colaboradores que se dedicaram ao programa, bem como aos professores que desempenharam um papel fundamental na formação dos alunos.
Segundo o comandante da 1º Companhia do 15º BPM, capitão Célio Vieira de Alvarenga, o programa Estudante Cidadão possui inúmeros benefícios, como a aproximação da Polícia Militar com os pais e professores, organização do ambiente escolar, apresentação dos símbolos nacionais aos estudantes, estímulo ao respeito aos professores, melhora no aspecto comportamental e autoestima, identificação com o local de estudo e zelo pelo patrimônio.
“Tudo isso visando gerar cidadãos mais responsáveis e conscientes de seus deveres na sociedade. Para a Polícia Militar, é extremamente importante trabalhar com crianças, para que a gente desperte neles a vocação de ser um cidadão melhor no futuro”, finalizou o capitão Célio.
Com duração de quase três meses, o programa Estudante Cidadão vem transformando a realidade das escolas na cidade de Caçador desde 2019. A escola Alto Bonito é a sétima instituição a ser contemplada, demonstrando o compromisso da Polícia Militar no aprimoramento da formação do estudante como cidadão.