A 9ª Região de Polícia Militar (RPM) encerrou na sexta-feira, 16, o programa de prevenção ao suicídio, edição 2020. Este ano o programa contou com a participação de 115 militares, em São Miguel do Oeste. Durante os encontros realizados a fim de sensibilizar os militares acerca do assunto, houve uma intensa troca de idéias e sugestões para projetos futuros a serem elaborados para atender os anseios da tropa.
O suicídio é uma questão ainda cercada de muitos tabus, atingindo todas as faixas etárias e atividades profissionais. Buscando prevenir esta situação crítica, o serviço de psicologia da 9ª Região de Polícia Militar de Fronteira (9ª RPM/Fron), em parceria com a ABEPOM/Clinipom de São Miguel do Oeste, deu continuidade ao projeto de prevenção ao suicídio, sendo este ano realizado com o tema: “saúde mental importa sim! Está tudo bem em pedir ajuda”!
O projeto iniciou-se em 2016 e a cada ano tem trazido um novo formato, um aspecto diferente e uma nova visão acerca desse tema com o intuito de prevenir e conscientizar os militares, promovendo ações voltadas para a saúde mental da tropa.
Ao longo dos anos e dos eventos realizados, houve maior aceitação e compreensão acerca do tema, além de aumentar a procura por ajuda especializada. A 9ª RPM/Fron apresenta um baixo índice de suicídio entre militares, podendo este índice ser reflexo as ações de prevenção e conscientização.
O tenente-coronel Marcelo de Wallau da Silva, comandante interno da 9ª RPM/Fron, reforça: "É importante respeitar o momento de sofrimento psicológico do colega, e oferecer apoio social e emocional, orientar o mesmo a buscar ajuda especializada. Essa ação aproximou a profissão da psicóloga e da assistente social dos militares participantes".