O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar de Santa Catarina, está retornando com as atividades em todo o Estado.
Com o retorno do ano letivo nas escolas públicas e particulares, com 100% de atendimento presencial, o programa preventivo volta a atender as escolas, capacitando jovens para fazer boas escolhas e levando informações sobre drogas para tomada de decisão responsável.
Nesse ano, o Proerd completará 24 anos de implemetação em Santa Catarina e uma das metas é ampliar o atendimento nos municípios e levar o programa a mais escolas. Para isso, a PMSC, através do Centro de Treinamento do Proerd, planeja investir na formação de novos policiais instrutores, realizando cursos de formação.
Segundo o secretário dos Programas Institucionais, major Ricardo Silva de Sousa, "o trabalho de aproximação realizado com o Proerd e a Rede de Segurança Escolar nos estabelecimentos de ensino cria vínculos de confiança com as crianças e famílias, que acabam reconhecendo a Polícia Militar como uma importante aliada da comunidade."
Representando os diretores das escolas, a diretora do Colégio de Aplicação do Instituto Estadual de Educação, que é a maior escola pública da América Latina, Angela Zavarize, relata que "os alunos ficam ansiosos para inicar o ano e participarem do programa. A chegada dos instrutores causam uma alegria no olhar de nossos alunos, que percebem os policiais como uma referência muito positiva de segurança e proteção. E quando o Programa finaliza, os alunos tornam-se multiplicadores das informações que receberam nas aulas, pelos policiais instrutores, pois, o Proerd não se restringe somente à sala de aula, mas sim, um programa que chega nas famílias."
O Proerd atingiu a marca de 1.545.428 alunos formados no currículo 5º ano, de 1998 à 2021, e tem o objetivo de levar prevenção primária a 100% dos municípios de Santa Catarina.