Em um clima de nostalgia e celebração, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou a abertura do 23º Seminário em comemoração aos 25 Anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no Estado. Para marcar a data, o encontro realizado no Fazzenda Park Hotel, na cidade de Gaspar, teve início na terça-feira, 13, e seguirá até sexta-feira, 15.
A solenidade de abertura foi marcada por um emocionante reencontro de instrutores, apoiadores, convidados de Santa Catarina e de outros estados, como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal, Minhas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Amazonas, todos unidos por uma causa nobre: a prevenção.
Na oportunidade, os participantes foram recebidos com uma atmosfera carregada de memórias e conquistas. Com o tema "Reencontro: Celebrando conquistas e fortalecendo laços", o encontro está sendo de grande prestígio, pois há quatro anos não havia um Seminário Proerd desta magnitude.
Com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do subcomandante-geral da corporação, coronel Alessandro José Machado, do secretário-adjunto da Segurança Pública de SC, coronel da reserva do EB Freibergue Rubem do Nascimento, da chefe dos Programas Institucionais, tenente-coronel Naíma Huk Amarante, e demais autoridades. O evento passa uma mensagem que relembra a importância desse reencontro, não apenas físico, mas também simbólico.
A abertura do seminário proporcionou um momento único de reconexão entre educadores que, ao longo dos anos, tornaram-se peças fundamentais na implementação do Proerd nas escolas catarinenses.
Os policiais militares da reserva remunerada que dedicaram e alguns ainda dedicam suas carreiras à causa da prevenção foram convidados de forma especial e homenageados na cerimônia de abertura, reencontraram velhos amigos e relembraram os desafios superados. Da mesma forma, foi realizada a entrega da medalha de 10 anos do Proerd aos instrutores que também estavam completando 10 anos no programa.
De acordo com a chefe dos Programas Institucionais, tenente-coronel Naíma Huk Amarante, “a abertura do Seminário em comemoração aos 25 Anos do Proerd da PMSC não foi apenas um evento, mas sim um reencontro que inspirou novos começos. A reafirmação do compromisso conjunto de policiais instrutores e mentores de continuar guiando o caminho para um futuro mais seguro e promissor para as gerações futuras. Que este reencontro sirva como combustível para continuarmos a escrever a história de sucesso do Proerd em Santa Catarina”.
Texto: Soldado Natalia Cristina Schuster