Na noite de quarta-feira, 19, foi realizada no município de Bela Vista do Toldo mais uma formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Na oportunidade, formaram-se 81 alunos das 4 escolas municipais atendidas pelo programa.
A solenidade, que ocorreu no centro de eventos do município, contou com a presença do comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar, capitão Diego Gudas, do comandante do Grupamento da Polícia Militar de Bela Vista do Toldo, subtenente Abrão José Schiessl, e de demais autoridades civis e militares. Além disso, um grande público entre familiares e formandos prestigiou a cerimônia, lotando as dependências do centro de eventos.
Os 10 encontros ministrados pelos instrutores, 1º sargento Jó Inocêncio Pereira e cabo Chaiana Knorek, levaram os jovens a refletir sobre a importância de tomar decisões seguras e saudáveis, analisando riscos e consequências, aprendendo a se comunicar de maneira confiante e enfrentando momentos de pressão de maneira positiva. Temas como os malefícios do uso de drogas e a necessidade de evitarem a prática do 'bullying' também foram abordados nas aulas do Proerd.
Os formandos receberam o certificado de conclusão do curso, tendo como um dos pontos altos da formatura o juramento do Programa, prestado por todos os alunos, comprometendo-se a levar adiante os ensinamentos adquiridos durante as instruções.
Agraciados com o leão de pelúcia Daren, mascote do programa, os alunos destaques de cada sala transbordaram de alegria no palco do evento. Momento especial na leitura da redação feita pela aluna Laura Lessak Tyszka, que destacou que o "Proerd não é só uma aula, Proerd é sobre aprender a seguir o caminho certo". Ao fim da cerimônia, a alegria tomou conta do evento com as crianças cantando a canção do programa, juntamente com os instrutores e o mascote Daren.