Na noite de quarta-feira, 14, a Polícia Militar de Santa Catarina, através do 18º Batalhão da Polícia Militar (BPM), em Guabiruba, promoveu a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), no salão da Comunidade da Nossa Senhora Aparecida.
O evento contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, que prestigiaram o comprometimento das crianças em adotar uma postura de resistência contra as drogas e a violência. Ao todo, se formaram 27 alunos do Proerd Pais e 324 alunos do 5º ano que participaram do programa e estavam presentes na formatura.
A cerimônia teve início com uma homenagem ao sargento da reserva remunerada Amarildo da Silva, o primeiro instrutor do Proerd na cidade de Guabiruba. Sua dedicação e trabalho foram reconhecidos e destacados durante o evento.
Em seguida, as crianças fizeram o juramento do Proerd, comprometendo-se a resistir às drogas e à violência, e foi realizada a entrega simbólica dos certificados do programa, simbolizando a conclusão bem-sucedida do curso.
Durante a solenidade, o instrutor do programa no município, soldado Vanel Rodrigues da Silva, foi agraciado com o brevê do curso Proerd, reconhecimento pelo seu empenho e dedicação na disseminação dos ensinamentos do programa.
Na sequência, ao lado do mascote do programa, o leão Daren, policiais, professores e alunos entoaram a canção tradicional do Proerd, celebrando a importância da prevenção e do fortalecimento dos laços de união entre a comunidade escolar.
Para encerrar com chave de ouro, ocorreu a entrega do mascote do Proerd aos formandos, simbolizando a conquista e o compromisso contínuo de resistir às drogas e à violência.