No ano de 2023, policiais militares da 4º Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), situada em Itapoá, formaram 520 anos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).
Na noite de terça-feira, 12, os 220 alunos da segunda turma participaram da formatura. A primeira turma com 300 alunos, formou-se no dia 29 de setembro, onde estudantes da rede municipal pública, particular e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), receberam seus certificados de conclusão do programa. As solenidades ocorreram no ginásio da Escola Municipal Ayrton Senna.
Foi necessário a separação das turmas para a formatura em duas etapas, pois não há local que comporte 550 alunos, mais os familiares, em um só evento na cidade. Estiveram presentes o comandante da 4ª Companhia do 8º BPM, capitão Richardson Bortolini Lima; o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando dos Santos Silva; o diretor do Porto de Itapoá, Cássio Schreiner; entre outras autoridades civis e militares.
Durante a solenidade, foram entregues premiações aos alunos que foram selecionados após a confecção de uma redação com o tema “O que eu aprendi no Proerd”. Seis alunos de cada turma de formandos foram selecionados, totalizando 12 premiações.
Além dos prêmios para as redações, cada formando foi presenteado com uma mascote de pelúcia do Proerd, o leão Daren. O momento mais esperado é sempre a entrada do famoso mascote, que chegou na garupa de uma motocicleta causando euforia na criançada. Após a chegada do mascote, juntamente com os instrutores do programa, formandos, policiais militares e autoridades presentes, todos dançaram empolgados a coreografia da música do programa.