O 7º Batalhão de Polícia Militar realizou a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd). O evento aconteceu na noite de terça-feira, 3, no Centro de Eventos Arena Petry, em São José. Na oportunidade, 1.600 formandos de escolas públicas e privadas, foram prestigiados por diversas autoridades e familiares.
A cerimônia foi iniciada com a apresentação do Coral do Colégio Paulo Freire. Na sequência, uma peça teatral subiu ao palco. Ela contou sobre a problemática do uso de drogas e sua repercussão no ambiente familiar. A história é inspirada na trajetória de Thiago, ex-dependente químico, que esteve presente na formatura.
Houve ainda a premiação dos alunos que escreveram as melhores redações sobre o Proerd. Logo em seguida, os formandos fizeram o juramento de se manterem longe das drogas e da violência.
Entre as autoridades que fizeram uso da palavra, o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, destacou a importância do programa nos últimos anos e seu impacto na prevenção contra a violência e contra o uso de drogas.
Ao todo, 255kg de alimentos foram arrecadados no evento. Todo material adquirido será destinado ao Centro de Educação e Treinamento Esperança (CETE), associação civil sem fins lucrativos, que fica localizada no bairro Areias, em São José.