Em São Bento do Sul, a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) foi um evento marcante para os 698 alunos do 5º ano e 18 alunos do 7º ano que concluíram o programa. A cerimônia foi realizada na noite desta quarta-feira, 29, no Ginário de esportes Annes Gualberto.
O evento aconteceu sob a coordenação do comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Aires Volnei Pilonetto, e contou com a presença da comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Arlene Sousa da Silva Villela.
A formatura contou com a participação de diversas autoridades civis e militares, pais, familiares e convidados, que abrilhantaram a ocasião com seu apoio e presença. Durante o evento, o comandante do 23º BPM ressaltou a importância do Proerd na formação dos jovens, destacando a relevância do programa na prevenção do uso de drogas, na promoção de um estilo de vida saudável e no modelo de tomada de decisão.
A solenidade foi repleta de momentos especiais, incluindo a leitura da Redação Proerd, a brilhante apresentação da Banda Marcial Lúcia Tschoeke, o compromisso Proerd assumido pelos alunos e a bela apresentação do Grupo Folclórico Polonês Hercílio Malinowsky, além da entrega de certificados aos formandos e um emocionante sorteio de diversos prêmios.
O Proerd não apenas capacita os estudantes a resistirem às pressões que os expõem às drogas e à violência, mas também promove valores fundamentais para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes. A participação ativa dos alunos nesse programa é um passo significativo para um futuro mais seguro e saudável.