No último sábado, 11, foi realizado na praia do Santinho, região norte de Florianópolis, o primeiro campeonato de surf voltado para policiais militares. O evento foi idealizado e organizado pelo 21º Batalhão de Polícia Militar (BPM), e contou com a participação de 56 atletas.
A Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) apoiou o evento por meio do quadro técnico de arbitragem, em que seis juízes avaliaram as manobras realizadas pelos militares, desde as baterias classificatórias até as baterias finais. Os militares que participaram do evento vieram de 26 unidades da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), distribuídos em duas categorias: Open e Estrenates.
O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, prestigiou o evento juntamente com o comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Julival Queiroz de Santana, do comandante do 21º BPM, tenente-coronel Rafael Regis de Sousa e demais autoridades civis e militares.
Em seu discurso, o comandante do 21º BPM, tenente-coronel Rafael Regis de Sousa, mencionou uma inter-relação crescente entre policiais militares e surfistas, em que militares são entusiastas do surfe. "Nossos policiais praticam esse esporte como parte de suas atividades de lazer, e essa prática pode ser incorporada como uma ferramenta para o gerenciamento do estresse e para promover o bem-estar físico e mental desses profissionais, auxiliando na redução do estresse resultante das demandas do trabalho policial" finalizou.