No início da tarde desta segunda-feira, 19, os policiais militares que atuam no 38º Batalhão de Polícia Militar (BPM) receberam uma “Referência Elogiosa” por terem atuado na prisão de um grupo que fez diversos reféns para assaltar uma agência bancária na cidade de Mafra no dia 14 de novembro.
A homenagem foi conferida no salão nobre da sede do Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em Florianópolis, sendo entregues pelo comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, e pelo subcomandante-geral da PMSC, Evandro de Andrade Fraga.
Parabenizando os militares, o comandante-geral da corporação destacou que “essa Referência Elogiosa é um reconhecimento para estes policiais que trabalham diuturnamente na proteção da nossa sociedade. Com certeza, essa homenagem é um reconhecimento pelo empenho, profissionalismo e comprometimento destes policiais que labutam cotidianamente em prol da segurança pública”, finalizou o coronel Pontes.
Relembre o caso
No dia 14 de novembro de 2022, policiais militares do 38º Batalhão de Polícia Militar (BPM) prenderam quatro pessoas e apreenderam dois revólveres e um veículo. A ação ocorreu no bairro Alto, em Mafra, após tentativa de assalto em uma agência bancária.
Na oportunidade, os policiais faziam rondas nas proximidades da agência quando foram alertados por um transeunte que estava ocorrendo assalto no interior do banco, ao mesmo tempo que a Agência de Inteligência do 38º BPM confirmou a informação e acionou o subcomandante, capitão Marcio Rosa Lopes que passou a coordenar a operação.
Após a realização de um cerco à agência, iniciou-se uma negociação entre os assaltantes e a Polícia Militar resultando na rendição de um homem de 21 anos, um adolescente de 17 anos e uma mulher de 26 anos de idade, os quais foram presos e encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Mafra, juntamente com dois revólveres utilizados no assalto.
Instantes após um quarto integrante da quadrilha, um homem de 35 anos de idade, foi preso no estacionamento de um hipermercado, sendo também apreendido um veículo com as placas adulteradas.
No interior da agência, os policiais se depararam com o vigia deitado no chão, atingido por um disparo de arma de fogo, sendo socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar e encaminhado ao Pronto Atendimento do Hospital São Vicente de Paula.