Policiais lotados na sede do Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv) participaram no início da tarde desta terça-feira, 13, na Capital, de uma palestra com o propósito de despertar atenção e contribuir para com uma maior conscientização sobre questões relacionadas à prevenção ao suicídio.
O encontro, promovido pela Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS), da Polícia Militar de Santa Catarina, aconteceu no auditório do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), da Defesa Civil, em Capoeiras.
As causas dos suicídios são variadas e, segundo especialistas, transtornos mentais quase sempre estão relacionados em grande parte das pessoas que se suicidam ou que tentam cometê-lo. Dentre os principais transtornos observados, destacam-se a depressão na forma simples, a depressão na forma bipolar, a dependência química e a esquizofrenia.
Entretanto, não podemos afirmar que todas as pessoas que cometem suicídio apresentam esses transtornos. Não podemos esquecer de que, muitas vezes, o suicídio acontece de maneira impulsiva, diante de algumas situações muito impactantes e inesperadas da vida, como o fim de relacionamentos, perda de pessoas queridas, abusos sexuais ou mesmo crises financeiras.
A campanha Setembro Amarelo teve início no Brasil, em 2015, e visa conscientizar o maior número possível de pessoas sobre questões relacionadas ao suicídio, bem como reforçar as sinais indicativos que podem ser percebidos por pessoas próximas. É no dia 10 desse mês que se comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que algumas potencialmente doenças graves já conhecidas.