A manhã de terça-feira, 12, foi um pouco diferente para dois policiais militares de Joinville.
Durante patrulhamento realizado nas trilhas do Morro do Finder, parque ecológico localizado no bairro Bom Retiro, a guarnição escutou alguns barulhos que vinham de dentro do mato, e, ao verificarem sua origem, encontraram um pequeno cachorro.
O animal estava assustado com a presença dos policiais, mas aos poucos eles conseguiram se aproximar e capturar o filhote. O cão, que provavelmente foi abandonado, apresentava sinais de fraqueza e desnutrição, além de estar com muitas pulgas.
Após recolher o cachorro, a guarnição conseguiu ração, água, e o deixou aos cuidados do guarda do parque, enquanto providenciava atendimento veterinário e um lar definitivo para ele.
A esposa de um dos policiais também auxiliou na ocorrência. Na oportunidade, ela fez contato com a Frente de Ação pelos Direitos dos Animais de Joinville (Frada) e conversou com as protetoras, que prontamente vieram buscar o animal.
Posteriormente, o filhote foi encaminhado para uma clínica de atendimento veterinário e teve todos os cuidados de higiene necessários. Estando saudável, ele será encaminhado para adoção.
"Uma pequena ação que fez valer todo o meu dia", comentou um dos integrantes da guarnição.
Cabe lembrar que o abandono de animais é considerado maus-tratos. Este crime é tipificado na Lei 9.605/98 (Crimes Ambientais). O autor do delito está sujeito a uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa.