Nos dias 27 e 28 de abril, oficiais do Batalhão de Aviação (BAPM), realizaram uma visita técnica ao Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté, São Paulo. O objetivo da missão foi estreitar os laços de cooperação com a unidade de operações aéreas do Exército Brasileiro.
A comitiva composta pelo comandante do BAPM, tenente-coronel Iagã Indalêncio Cota, subcomandante tenente-coronel Jairo Cunico Bernardes, comandante da 2ª Companhia da Aviação (2ªCia/BAPM), tenente-coreonel Herlon Martins Ferreira, e chefe do Centro Técnico de Manutenção, major Felipe Augusto de Jesus, foi recepcionada pelo General de Brigada Ricardo José Nigri, comandante do CAvEx.
Um dos principais assuntos foi a mudança recente das aeronaves modelo Fennec (versão militar do Esquilo) em uso pelo Exército que passaram por extensa modificação nos painéis e os equipamentos excedentes os quais são em grande parte compatíveis com os instrumentos da frota de aeronaves AS350 B2 operadas pela PMSC.
Assim, foram realizadas tratativas para doação de parte destes suprimentos excedentes para compor a reserva estratégica no BAPM que permitirá, em caso de alguma pane, rápida reposição destes instrumentos, o que contribui diretamente para maior operacionalidade dos helicópteros Esquilo operados nas Companhias de Aviação de Joinville, Balneário Camboriú e Lages.
Já no âmbito de treinamento e capacitação, a comitiva pode conhecer a estrutura dedicada para formação de pilotos e tripulantes, contando com simuladores de última geração em condições de recriar situações diversas relacionadas ao voo de combate em operações diurnas e noturnas, inclusive com emprego de óculos de visão notura (OVNs).