Na manhã de segunda-feira, 03, ocorreu a solenidade de formatura da 1ª edição do Curso Técnico Explosivista Policial (CTEP). A cerimônia aconteceu no auditório da Academia de Policia Militar da Trindade (APMT), na Capital.
A especialização foi coordenada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), no período de 25 de março a 17 de maio, e contou com a participação de 10 alunos integrantes do Comando de Operações Busca Resgata e Assalto (Cobra).
O curso contou com uma carga horária total de 240 horas/aula, distribuído entre disciplinas teóricas e práticas, e teve como objetivo capacitar os policiais para o desempenho das ações dos policiais no Grupo Antibomba do Bope.
Dentre as disciplinas ministradas destaca-se análise de terrorismo, química aplicada, eletrônica e eletricidade, contramedidas explosivas, arrombamentos táticos, operação com agentes QBRN e técnicas e táticas de operação antibombas. Tais instruções tem como objetivo tornar o policial apto para todas as fases dentro do gerenciamento de crise que envolvam artefatos explosivos.
Durante a solenidade, o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel PM Aurélio José Pelozato da Rosa agraciou o Subtenente PM Alberto Antônio Schweitzer por ter sido o primeiro colocado do curso com a média de 9,87.