Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Policiais militares se destacam em competições de jiu-jítsu


O ano de 2024 tem sido marcado por importantes conquistas para a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) nas artes marciais, especialmente no jiu-jítsu. Por meio de um projeto que visa promover qualidade de vida e aprimoramento técnico-profissional, policiais militares têm participado de competições nacionais e internacionais, conquistando títulos e elevando o nome da corporação

Oficialmente, o tatame oficial do Quartel do Comando-Geral (QCG), em Florianópolis, foi inaugurado no dia 25 de agosto de 2024, mas os treinos já ocorriam há mais de um ano em um tatame improvisado. Ao longo desse período, diversos policiais atletas, que utilizam o complexo esportivo, passaram a competir e alcançar resultados expressivos no jiu-jítsu.

Entre os destaques do ano estão três policiais que conquistaram importantes títulos: o cabo César Augusto Estanislau, lotado na Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (Dalf) venceu, pela segunda vez, o Combate Tático Desarmado (CTD), conquistando o cinturão. Além disso, foi campeão na categoria Master do Abu Dhabi Combat Club (ADCC) e ficou em 4º lugar na categoria Adulto.

Já o 1º sargento Márcio Machado de Almeida, que trabalha na Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), garantiu o 1º lugar na categoria Super Pesado Master 3 e o 2º lugar no absoluto durante a Copa Desterro de Jiu-Jítsu, realizada em agosto, na cidade de Florianópolis.

Outro destaque é o cabo Gabriel Santiago de Souza, que trabalha no Conselho do Mérito Policial Militar (CMPM), foi para o International Open 2024, em Curitiba, nos dias 12 e 13 de outubro, conquistando o ouro na categoria No-Gi (sem kimono) e o 3º lugar na categoria Master 2 com kimono.

Para o cabo César o jiu-jítsu é fundamental para a carreira policial militar. "Grande parte das nossas abordagens acontece no corpo a corpo, e essa arte marcial me dá segurança para atuar em qualquer situação. Além disso, tenho a oportunidade de compartilhar esse conhecimento e promover o esporte no nosso CT-QCG.”

Ele também ressaltou os benefícios físicos e psicológicos proporcionados pela prática “é uma excelente atividade física, pois trabalha tanto o condicionamento quanto o psicológico, ajudando o praticante a lidar com situações adversas. O jiu-jítsu é um esporte completo, e fico feliz em ver o aumento de praticantes na nossa corporação.”

Para o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, "com essas conquistas, a PMSC reforça a importância das artes marciais não apenas como ferramenta de aprimoramento técnico, mas também como um meio de promover saúde e bem-estar".