Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Policiais militares de SC vencem competição internacional de Combate Tático Desarmado


Grande conquista para a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) neste fim de semana: três policiais militares da corporação foram consagrados campeões em suas categorias na 5ª edição do Combate Tático Desarmado (CTD), realizada em Balneário Camboriú.

Os militares catarinenses demostraram técnica e precisão na competição, garantindo o primeiro lugar nas categorias leve, até 80 kg, e pesado, acima de 80 kg. No total, seis militares da PMSC participaram do torneio em diferentes categorias, e três deles garantiram a 1ª colocação.

Reconhecido como uma das maiores competições de combate policial e militar do mundo e presente em mais de 70 países, utiliza o Jiu-Jitsu como principal modalidade. As lutas ocorrem em um tatame coberto de barro e pedras, e os participantes vestem coturno e uniforme militar, intensificando o desafio de aplicar as técnicas em situações que simulam condições reais de combate.

Entre os destaques, o soldado Fernando Bonfante, do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Criciúma, sagrou-se campeão pela quarta vez consecutiva no CTD, na categoria pesado. Bonfante também foi campeão mundial de Jiu-Jitsu na categoria Master 1, em 2023, e bicampeão brasileiro.

O cabo César Augusto Estanislau, que trabalha na Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (Dalf), em Florianópolis, venceu pela segunda vez o CTD, levando o título de bicampeão, garantindo o cinturão. O cabo ainda possui diversos outros títulos ao longo da carreira, destaque para o Abu Dhabi Combat Club (ADCC), em que foi campeão na categoria Master e ficou em 4º lugar na categoria adulto.

E o cabo Richard Pierre Costa, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), também garantiu o título do CTD, conquistando o primeiro lugar na categoria pesado, até 100 kg. Richard já acumula títulos de campeão mundial de Jiu-Jitsu em 2023 e é tetracampeão brasileiro do mesmo esporte nas categorias peso e absoluto.

Neste ano a competição tornou-se internacional, tendo a presença de representantes da Força Aérea e da Special Weapons And Tactics (Swat), dos Estados Unidos da América (EUA) e da Argentina.

O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou a importância da participação dos militares em competições como essa: “é um grande orgulho ver nossos policiais se destacando, pois isso reflete a dedicação e a qualidade da nossa tropa. Esse resultado evidencia o quanto o treinamento diário é fundamental, e como o comprometimento e a disciplina geram conquistas significativas.”

Fotos: Organização do evento Combate Tático Desarmado