Dois policiais militares do Estado de Santa Catarina participaram da 13ª turma do curso de Unidades Especializadas de Fronteiras, coordenado pela Diretoria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A formatura foi realizada na tarde desta segunda-feira, 21, no auditório do Serviço Social do Comércio (SESC) em Santa Rosa, Rio Grande do Sul.
O objetivo do curso foi capacitar os profissionais de segurança pública no combate à criminalidade, frente as diversas especificidades que envolvem as regiões fronteiriças, por meio das Unidades Especializadas de Fronteira - Guardiões da Fronteira, que visa fortalecer a prevenção, o controle e a repressão dos delitos praticados na faixa de fronteira brasileira, proporcionando segurança pública aos cidadãos.
Ao todo 40 alunos fizeram o curso, que teve uma carga horária de 104 horas/aulas, com instruções de gestão da informação em segurança pública, técnicas de entrevista, procedimentos frente a ocorrências fronteiriças, georeferenciamento aplicado a segurança pública, identificação veicular e principais fraudes associadas, atendimento pré-hospitalar tático, tiro policial, entre outros.
Participaram do curso, o tenente Erick Rodrigues Okuyama, lotado no 36° Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron) e o cabo Raul de Lima Piola, do 11° BPM/Fron. Esteve presente na solenidade de formatura do curso, o coronel Ricardo Alexandre Sabatini Silva, comandante do 9° CRPM/Fron.