Na manhã desta sexta-feira, 2, policiais militares do 37° Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram a apreensão de 810 quilos de fios de cobre e a prisão de dois homens em flagrante. A ação foi desencadeada após uma denúncia sobre a queima ilegal de fios de cobre em uma área de mata de difícil acesso, em Santo Amaro da Imperatriz.
Os policiais foram acionados e se dirigiram ao local indicado. Ao chegarem, os envolvidos estavam em processo de queima dos fios, uma prática que causa graves danos ambientais e à saúde pública. Os homens tentaram fugir ao perceberem a chegada das autoridades, mas foram rapidamente detidos.
Os dois indivíduos foram presos em flagrante por crimes ambientais, incluindo poluição que resulta em danos à saúde pública, mortandade de animais e destruição da flora local. Durante a abordagem, foi encontrada uma estrutura de ferro improvisada para a queima dos fios, evidenciando a intenção de realizar o crime de forma sistemática.
Além dos 810 kg de fios de cobre, que estavam armazenados em 27 caixas (com aproximadamente 30 kg cada), a polícia apreendeu um celular que pode conter informações relevantes para a investigação sobre a receptação desse material e venda posterior. Os presos foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil, onde responderão pelos crimes cometidos.