No dia 10 de Fevereiro é comemorado o Dia Estadual da Mulher Policial Militar, instituída pela Lei nº 16.546, de dezembro de 2014. A data remete a criação do primeiro Pelotão da Polícia Militar Feminina em Santa Catarina, em 1983.
O Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) promoveu na quinta-feira, 8, uma solenidade intitulada “Café com o Comandante”, que foi realizada na sala de ensaios Tenente Pompeu, no quartel do comando-geral, em Florianópolis, para homenagear as policiais militares femininas que se destacaram em ocorrências relevantes em todo o Estado. As homenageadas atuaram na linha de frente, seja em ocorrências de grande vulto ou missões administrativas e institucionais de relevância.
Em um ambiente marcado por honras e reconhecimento, a cerimônia reuniu 32 policiais militares femininas para celebrar a data e as ações corajosas realizadas no cumprimento da missão de manter a ordem e servir a sociedade catarinense.
Os desafios das mulheres na instituição são inúmeros, sendo assim, o objetivo da data é homenagear as policiais femininas que dedicam a vida na profissão para preservar a ordem e a segurança pública.
Durante as homenagens prestadas, destaque para a tenente-coronel Naima Huk Amarante, que atualmente coordena a Secretaria de Programas Institucionais da PMSC, que ingressou no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar com 24 anos, formando-se aspirante a oficial em 2007, onde passou no decorrer de sua carreira em diversos locais do Estado e do Brasil exercendo diversas funções.
“Ao logo da carreira atuei em diversos locais do Estado e do Brasil em diversas missões, atuando tanto na linha de frente em ocorrências de complexo grau de desenvolvimento, também estive atuando na Força Nacional e hoje estou a frente da coordenação da Secretaria de Programas Institucionais da PMSC, um dos maiores desafios da minha carreira. Sou muito grata Polícia Militar de Santa Catarina por todas as oportunidades e desafios enfrentados”, salientou a tenente-coronel.
Outro destaque é a cabo Ana Claudia Marcelino Serafim que atua no Esquadrão de Polícia Militar Montada (Cavalaria) e relata o orgulho em trabalhar na corporação. “Como policial militar feminina tenho a oportunidade e o privilégio de poder trabalhar no policiamento montado, juntos com os demais conjuntos ajudando a população em diversas ocasiões. Desde catástrofes meteorológicas, jogos de futebol, manifestações, entretenimento com a comunidade. Também atuei em reintegração de posse a um contato comunitário com crianças deficientes. Só tenho a agradecer a possibilidade de estar no regimento montado,” finalizou a policial militar.
Estiveram presentes na solenidade o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, o chefe de Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, a deputada estadual Ana Paula da Silva e demais autoridades civis, militares e homenageados.
Em seu discurso, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou a importância das policias femininas na corporação. “Hoje temos mulheres se destacando nas mais diversas modalidades de policiamento, atuando nas ocorrências combatendo a criminalidade e também nos nossos projetos preventivos, como a Rede Catarina de proteção a mulher, que desempenha um papel fundamental no combate a violência doméstica”, afirmou o comandante-geral. Para ele, “as policiais militares da PMSC atuam com muita força, coragem e desempenho, merecendo um dia dedicado em respeito ao comprometimento na missão de servir em prol da sociedade catarinense, mesmo com o risco da própria vida”.
Clique aqui para ver o albúm de fotos.
Fotos: 1° sargento RR Aurélio de Oliveira