Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Policiais femininas recebem homenagem alusiva ao Dia Estadual da Mulher Policial


No dia 10 de Fevereiro é comemorado o Dia Estadual da Mulher Policial Militar, instituída pela Lei nº 16.546, de dezembro de 2014. A data remete a criação do primeiro Pelotão da Polícia Militar Feminina em Santa Catarina, em 1983.

O Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) promoveu na quinta-feira, 8, uma solenidade intitulada “Café com o Comandante”, que foi realizada na sala de ensaios Tenente Pompeu, no quartel do comando-geral, em Florianópolis, para homenagear as policiais militares femininas que se destacaram em ocorrências relevantes em todo o Estado. As homenageadas atuaram na linha de frente, seja em ocorrências de grande vulto ou missões administrativas e institucionais de relevância.

Em um ambiente marcado por honras e reconhecimento, a cerimônia reuniu 32 policiais militares femininas para celebrar a data e as ações corajosas realizadas no cumprimento da missão de manter a ordem e servir a sociedade catarinense. 

Os desafios das mulheres na instituição são inúmeros, sendo assim, o objetivo da data é homenagear as policiais femininas que dedicam a vida na profissão para preservar a ordem e a segurança pública.

Durante as homenagens prestadas, destaque para a tenente-coronel Naima Huk Amarante, que atualmente coordena a Secretaria de Programas Institucionais da PMSC, que ingressou no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar com 24 anos, formando-se aspirante a oficial em 2007, onde passou no decorrer de sua carreira em diversos locais do Estado e do Brasil exercendo diversas funções.

“Ao logo da carreira atuei em diversos locais do Estado e do Brasil em diversas missões, atuando tanto na linha de frente em ocorrências de complexo grau de desenvolvimento, também estive atuando na Força Nacional e hoje estou a frente da coordenação da Secretaria de Programas Institucionais da PMSC, um dos maiores desafios da minha carreira. Sou muito grata Polícia Militar de Santa Catarina por todas as oportunidades e desafios enfrentados”, salientou a tenente-coronel.

Outro destaque é a cabo Ana Claudia Marcelino Serafim que atua no Esquadrão de Polícia Militar Montada (Cavalaria) e relata o orgulho em trabalhar na corporação. “Como policial militar feminina tenho a oportunidade e o privilégio de poder trabalhar no policiamento montado, juntos com os demais conjuntos ajudando a população em diversas ocasiões. Desde catástrofes meteorológicas, jogos de futebol, manifestações, entretenimento com a comunidade. Também atuei em reintegração de posse a um contato comunitário com crianças deficientes. Só tenho a agradecer a possibilidade de estar no regimento montado,” finalizou a policial militar.

Estiveram presentes na solenidade o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, o chefe de Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, a deputada estadual Ana Paula da Silva e demais autoridades civis, militares e homenageados.

Em seu discurso, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destacou a importância das policias femininas na corporação. “Hoje temos mulheres se destacando nas mais diversas modalidades de policiamento, atuando nas ocorrências combatendo a criminalidade e também nos nossos projetos preventivos, como a Rede Catarina de proteção a mulher, que desempenha um papel fundamental no combate a violência doméstica”, afirmou o comandante-geral. Para ele, “as policiais militares da PMSC atuam com muita força, coragem e desempenho, merecendo um dia dedicado em respeito ao comprometimento na missão de servir em prol da sociedade catarinense, mesmo com o risco da própria vida”.

Clique aqui para ver o albúm de fotos.

Fotos: 1° sargento RR Aurélio de Oliveira