Na tarde desta quarta-feira, 15, no auditório do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), ocorreu o primeiro encontro do Programa de Prevenção em Saúde Mental para policiais e bombeiros militares.
O projeto é uma iniciativa do 7º Comando Regional da Polícia Militar (7º CRPM), por meio do coronel Jefferson Schmidt e da Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS), por meio do seu diretor, coronel Zelindro Ismael Farias e teve como objetivo principal oportunizar ao efetivo reflexões relativas à saúde mental e a prevenção ao adoecimento, bem como o encorajamento ao tratamento adequado em caso de necessidade.
Para a realização deste primeiro evento, o programa teve o apoio do comandante do 18º BPM, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, sendo esta a primeira unidade a receber as palestras no Estado.
O evento contou com a presença do chefe do estado maior do 7º CRPM, tenente-coronel Adair Alexandre Pimentel, além de palestrantes militares.
Durante a palestra, o chefe do serviço de psicologia da DSPS, 1º tenente BM Jean Abílio Silva, falou sobre o fenômeno do suicídio, suas características e ocorrências na sociedade e no meio militar. Ele também apresentou os serviços assistenciais oferecidos na corporação e examinou como criar uma rede de proteção e prevenção na corporação, com equipes de psicologia, capelania e serviço social para difundirem à tropa a importância temática da prevenção ao suicídio.
Já o psicólogo do 7º CRPM, 3º sargento Antônio Valdomiro Carvalho Leal, falou sobre prevenção ao suicídio e a importância de ter uma rotina saudável com equilíbrio nas relações familiares, sociais e laborais. Tratou também acerca de como se perceber e reconhecer quando o cotidiano causa sofrimento emocional, bem como saber quando buscar ajuda e praticar técnicas de promoção do bem estar geral.
A assistente social da Associação Beneficente dos Militares Estaduais de Santa Catarina (Abepom), Maria Terezinha da Silva, esteve presente no evento sanando dúvidas sobre os serviços assistenciais ofertados pela associação. O programa contou com apoio da Abepom, que ofertou um coffee-break para todos os presentes.