Na tarde desta terça-feira, 24, foi realizada no auditório do Centro de Ensino da Polícia Militar, em Florianópolis, a formatura do 1º Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Básico. O encerramento acontece há dois dias do Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro.
Dentre os objetivos propostos no curso, que foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através do Professor doutor Deonísio Schmitt, chefe do Departamento de Libras, o principal é habilitar os policiais na Libras como segundo idioma, garantindo a clareza da comunicação de pessoas surdas, e, consequentemente, assegurando a inclusão social; estimular o uso junto à comunidade em geral, visando à quebra de preconceitos, e, por fim, oportunizar o contato com os usuários da língua em diferentes momentos de interação.
O evento contou com a presença do subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Cláudio Roberto Koglin, da diretora geral da Faculdade da Polícia Militar (Fapom), coronel Claudete Lehmkuhl, além de demais autoridades civis e militares. Na oportunidade, o subcomandante comentou sobre a importância de cursos do gênero em âmbito institucional, destacando a integração entre a PMSC e a comunidade surda do Estado.
CURSO DE LIBRAS BÁSICO
O Comando-Geral da PMSC, por meio da Diretoria de Instrução e Ensino, promoveu entre os dias 26 de março e 8 de agosto, o Curso de Libras Básico para acessibilidade do policial militar. As capacitações foram realizadas em três turmas, sendo duas em São José e uma em Florianópolis. O cursou teve a carga horária de 60 horas/aula.
GALERIA DE IMAGENS (clique aqui e confira)
Fotos: 3º sargento RR Paulo Santana/CCS