Durante os dias 18 a 22 de junho, o 9° Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira (CRPM/Fron), em São Miguel do Oeste, sediou o curso de Contramedidas para profissionais de oito estados da federação que compõem o sistema Único de Segurança Pública, o qual é ministrado Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Diopi/Senasp/MJSP).
Com carga horária de 40 horas de disciplinas teóricas e práticas, 20 alunos concluíram o curso que qualificou os profissionais quanto ao uso diferenciado da força, para dominar e conter situações de defesa pessoal policial que envolvam ameaça contra a integridade física e a vida dos operadores, bem como a perspectiva de sobrevivência pessoal, com novas técnicas e tecnologias visando a mitigação de situações críticas para minimizar óbitos e desenvolver consciência situacional.
A capacitação foi realizada na sede do 11° Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, sob a coordenação do major da PMSC Altair Lisot, e com instrutores da Polícia Militar do Acre e de Sergipe, com aulas práticas realizadas no 14° Regimento de Cavalaria Mecanizado.
Da Polícia Militar de Santa Catarina, oito militares realizaram o curso, estes lotados no 9° CRPM/Fron e 4° CRPM/Fron. Esta iniciativa reforça o compromisso da PMSC em investir na capacitação continuada de seus agentes, visando à excelência no desempenho de suas atividades e à segurança da população.