Foi realizada no final da tarde desta quinta-feira, 3, a solenidade de formatura do curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Tático, nível básico, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenado pelo 9° Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira (CRPM/Fron), em São Miguel do Oeste.
O curso foi realizado entre os dias 1 e 3 de agosto, em que participaram do curso 40 alunos de diferentes instituições de segurança pública, sendo estes dos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul por operadores da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Brigada Militar, Polícia Civil (PC) e Polícia Científica.
A equipe pedagógica foi formada pelo coordenador, major Altair Lisot, e como instrutores, tenente Pedro Pinheiro Doria da Polícia Militar da Bahia, subtenente Marivania de Souza Silva da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, sargento Daniel Barboza Magliano da Polícia Militar de Pernambuco e o cabo Daniel Francisco Salinas de Polícia Militar de Santa Catarina.
Objetivo: O curso de APH Tático capacita os alunos a realizar instruções em suas unidades operacionais, replicando assim os conhecimentos sobre atendimento de primeiros socorros e suporte básico de vida.
Além disso, os policiais podem exercer tais conhecimentos e competências nas atividades diárias, que necessite do atendimento de urgência, prestando assim o atendimento protocolar básico de sobrevivência e/ou minimizando o agravamento das lesões das pessoas envolvidas em ocorrências, até a chegada dos socorristas ou equipe de resgate aéreo.
Na oportunidade, o comandante do 9° CRPM/Fron, coronel Ricardo Alexandre Sabatini Silva parabenizou os formandos, ressaltando a importância da qualificação policial, logo após foi servido um coquetel para confraternização dos presentes.