Na última quarta-feira, 9 , foi realizada uma reunião na sala do comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em Florianópolis, com os policiais militares que foram até a Colômbia no mês de julho, para fazer um alinhamento estratégico com o objetivo de ser implementado junto a Rede de Segurança Escolar.
Estiveram presentes na reunião, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen o chefe do centro de comunicação social, coronel Marcos Aurélio Ramm, o major Jonatas David de Souza, que atua na seção de operações e o capitão Leonardo Rincon Stankiewicz Baccin, que atua na Secretaria de Programas Institucionais da PMSC.
O trabalho é uma das etapas do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), grupo formado por mais de 30 instituições públicas e privadas constituído pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
O objetivo da viagem foi conhecer as políticas públicas adotadas por Medellín, Colômbia, a partir dos anos 90 que fizeram da cidade um centro de inovação e criatividade, diminuindo a violência endêmica que assolou o país em razão do narcotráfico. Naquele período a cidade registrava mais de 6 mil homicídios por ano, sendo a mais perigosa do mundo. Atualmente a cidade está fora do ranking das 50 cidades mais violentas.
A conclusão repassada pelos oficiais foi de que a cidade de Medellín implementou abordagens inovadoras que ajudaram a reduzir os índices de criminalidade. Políticas públicas de revitalização de espaços públicos que podem ser aplicadas em solo catarinense de acordo com a demanda.
A presença da PMSC como instituição de estado e interessada em buscar soluções para o complexo assunto que é a segurança dos ambientes escolares foi importante a fim de mostrar à sociedade catarinense que, a PMSC - a mais bem avaliada no país -, fortalecerá a Rede de Segurança Escolar, que já integra com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), policiais militares da reserva remunerada, visitas preventivas patrimoniais e acompanhamento da atividade dos alunos no interior da escolas, entradas e saídas, atuando sempre em parceria com a comunidade escolar.