Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Polícia Militar visita mulheres para prevenção e combate à violência doméstica


Na tarde desta terça-feira (21), a Polícia Militar realizou, através das equipes do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), uma operação voltada para o combate à violência doméstica em vários bairros do município de Itajaí.

A iniciativa faz parte do conjunto de ações da “Operação Átria”, promovida em âmbito nacional pelo Ministério Público e outros órgãos de segurança pública e tem como objetivo reduzir crimes como feminicídio e violência doméstica no mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Em Itajaí, a operação contou com a participação de quatro equipes, que foram distribuídas por todo o território do município, promovendo visitas à mulheres vítimas de violência doméstica.

Ao longo das visitas, as mulheres foram orientadas acerca dos seus direitos e dos recursos que a Polícia Militar disponibiliza para defesa da sua integridade física, através do Programa institucional preventivo “Rede Catarina de Proteção à Mulher”. Além disso, as visitas permitiram a fiscalização do efetivo cumprimento das medidas protetivas de urgência vigentes, expedidas pela autoridade judiciária em favor das vítimas.

Para o major Ciro Adriano da Silva, comandante do 1º BPM, além de reforçar o compromisso da Polícia Militar para com o combate à violência doméstica, a iniciativa busca reforçar a confiança das vítimas na capacidade do Estado de efetivamente protege-las, e, ao mesmo tempo, mostrar aos eventuais agressores que serão rigorosamente fiscalizados.

Durante a operação, foram realizadas 20 visitas, em diversos bairros do município de Itajaí, incluindo Murta, Cordeiros, Espinheiros, São Vicente, Dom Bosco, São João e São Judas.

Ressalta-se que as ações preventivas voltadas ao combate à violência doméstica continuarão sendo desenvolvidas, permanentemente, pelas equipes do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher, que, há anos, já promovem um atendimento personalizado às vítimas de violência doméstica em parceria com outros órgãos públicos no município de Itajaí.