Em solenidade realizada na sexta-feira, 20, na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC), em Florianópolis, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) recebeu equipamentos e materiais provenientes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Além do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, participou do evento o secretário estadual de Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, o secretário-adjunto da pasta, Freibergue Rubem do Nascimento, além representantes das Forças de Segurança do Estado.
Foram entregues munição, armas, fardas, uniforme de salvamento e kits para armamento para as Polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Os bens foram entregues, oriundos da Senasp, em convênio de cooperação federativa firmado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o Estado de Santa Catarina, como compensação da cessão de servidores estaduais de Santa Catarina junto à Força Nacional de Segurança.
Os materiais e equipamentos serão distribuídos para unidades policiais pelo Estado, além de áreas especializadas como policiamento na área ambiental, tático, inteligência e proteção escolar.
"Nossas forças de Segurança prestam serviços de excelência à população e com o policial e o servidor cada vez melhores equipados vamos avançar ainda mais nos resultados da Segurança pública catarinense", destacou o secretário de Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira.
Para o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio Pelozato, os equipamentos recebidos são muito bem vindos e ajudarão no treinamento dos policiais militares. “Participamos desde a criação da Senasp e a expertise de Santa Catarina é muito bem aproveitada pelas Forças de Segurança Nacional. Por isso acreditamos que podemos sugerir na inovação e na melhor capacitação dos policiais militares”, acrescentou.
Equipamentos - A Polícia Militar de Santa Catarina recebeu 230 adaptadores para coldre, 30 bastões, 150 chapéus de selva rural, 50 chapéus de selva urbano, colar para cães, comedouros, focinheira, guia de couro, 90 fardas combat shirt urbana, 110 fardas combat shirt rural, 20 pistolas pt 840 .40, 130 munições de precisão calibre .308 winchester, 750 munições calibre .40, 250 munições calibre 7,62 por 51 milímetros comum m80, 100 munições calibre 7,62 por 51 milímetros, 700 munições calibre 5,56 por 45 milímetros comum, 500 munições nove milímtros (todas as munições foram produzidas pela Compania Brasileira de Cartuchos) e 15 kits de pistolas spark.
Texto: Marcelo Passamai
Fotos: 1º sargento RR Aurélio de Oliveira/CCS