Na manhã desta segunda-feira, 5, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), realizou, no auditório da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis, a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) 2024, para 32 policiais militares e três bombeiros militares.
Na ocasião, compuseram a mesa de autoridades: o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o diretor da APMT, coronel Cléber Pires, o secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, o chefe de estado-maior da PMSC, coronel Jailson Aurélio Franzen e o comandante da Escola Superior de Formação de Oficiais (ESFO), tenente-coronel Marco Antonio Brito Junior.
O comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, realizou a abertura da aula inaugural falando sobre o planejamento estratégico que está sendo estruturado na instituição e a importância de levar os projetos ao conhecimento de todos os policiais da corporação. Destacou que “os cursos de formação e especialização de oficiais e praças foram organizados com base no plano de comando e objetivam capacitar os policiais técnica e intelectualmente para desenvolverem melhor suas missões no campo da Ordem Pública.”
Na ocasião, o secretário do Planejamento, Edgard Usuy, realizou uma palestra com o tema “A Ordem Pública como fator de desenvolvimento do Estado de Santa Catarina”, despertando nos capitães e convidados a reflexão sobre a importância da Ordem Pública e, especificamente, da Polícia Militar na construção e manutenção do status de Estado com melhores índices do país. Além disso, o palestrante enfatizou que a atuação da instituição é multifacetada e seus bons resultados refletem nos campos da economia, turismo e desenvolvimento humano. Ao final, o palestrante recebeu um certificado de agradecimento da corporação.
O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais é realizado em regime de externato pela Escola Superior de Formação de Oficiais, na Academia de Polícia Militar da Trindade, em Florianópolis, e tem duração aproximada de 10 semanas não sequenciais, com término previsto para dezembro de 2024.
O curso conta com a participação de 32 capitães da PMSC e três capitães do CBMSC, os quais serão capacitados profissional, científica e academicamente para serem multiplicadores e fomentadores da pesquisa científica, análises criminais, planejamento e desenvolvimento da tropa, para melhor desempenho das atividades de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública.
Após a conclusão do CAO, os capitães, além de se tornarem especialistas em Gestão de Ordem Pública, estarão habilitados para promoção ao posto de major.