Na manhã desse sábado, 17, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) participou do mutirão “Dia D – Joinville contra a dengue”. A campanha faz parte do plano de ações de combate a doença na cidade.
Até a realização do mutirão, mais de 1,5 mil casos foram confirmados, 11.377 notificados e cinco mortes confirmadas, no município. Cerca de 85% dos focos do mosquito estão em imóveis particulares, reforçando a importância da conscientização da população.
Durante a ação, quatro bairros receberam as visitas das equipes. Foram selecionadas as regiões com maior incidência da doença, sendo visitados os bairros Aventureiro, Saguaçú, Paranaguamirim e Morro do Meio.
O objetivo desta ação foi orientar a população e apresentar o check list “10 minutos Contra a Dengue”, que consiste em ações de vistoria para evitar a proliferação do mosquito. Entre as ações estão caixas d’água vedadas, calhas totalmente limpas, pratos de vasos de planta com areia até a borda, entre outras ações. A prefeita em exercício, Rejane Gambin, ressaltou que o “Dia D” é um convite para que toda a população se mobilize no combate ao mosquito.
A ação foi realizada pela prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, contou com a participação da PMSC e de outras forças de segurança, além de voluntários de diversas instituições. Foram empregados policiais militares do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM), do 17º BPM e do 1º Pelotão de Polícia Militar Ambiental, ao todo, mais de dez policiais estiveram envolvidos na ação.