A chefe da Secretaria de Programas Institucionais (SPI) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), tenente-coronel Naíma Huk Amarante, participou da primeira reunião do Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), na útltima quarta-feira, 3, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).
O encontro teve como objetivo a divulgação das estratégias e primeiras ações a serem tomadas pelo colegiado, do qual fazem parte representantes de 24 entidades, públicas e privadas, do Estado.
O grupo foi instituído pela Mesa Diretora da Alesc em resposta ao ataque a uma creche em Blumenau e da série de ameaças a unidades escolares que se seguiram. O objetivo é apresentar e desenvolver, no prazo de 90 dias, propostas visando aumentar a segurança nas escolas de Santa Catarina.
A tenente-coronel Naíma Huk Amarante, informou que a corporação possui sete programas preventivos de combate à violência, sendo dois ligados diretamente à rede escolar - Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e Rede de Segurança Escolar - e um protocolo de ações para coibir ataques no ambiente escolar. O protocolo de ações sobre o terrorismo doméstico com múltiplas vítimas já capacitou 7 mil servidores educacionais e a PMSC ainda prevê a instalação de botões de pânico nas unidades escolares.