Polícia Militar participa do 8º encontro de integração do Cosud em Belo Horizonte

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio Pelozato da Rosa, participou do 8º encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) que reuniu os governadores dos sete estados das regiões em Belo Horizonte na sexta-feira (2) e sábado (3).

Durante o evento, a Ordem Pública esteve em pauta e Santa Catarina foi referenciada como um Estado forte e promissor. O comandante-geral da corporação, coronel Pelozato, destacou que "a visão sistêmica é necessária pois criminalidade não respeita fronteiras e todos devem estar organizados".

Os participantes do encontro consolidaram o objetivo de estruturar a inteligência regional, visando aumentar a sensação de segurança e qualidade de vida por meio da integração e compartilhamento de dados e informações sensíveis entre os sete estados.

Um prazo de até seis meses foi estabelecido para a implementação dessa estrutura, que será conduzida na Governança Colegiada, por meio de um termo de cooperação técnica e a organização de um sistema integrado para captação de recursos para a segurança pública, inclusive utilizando recursos provenientes de apreensões.

O coronel Pelozato ressaltou durante o evento que o Estado Catarinense recebeu a maior aprovação do país em relação ao trabalho realizado. De acordo com a pesquisa inédita da Genial/Quaest, divulgada na última semana de abril, a PMSC recebeu 74% de menções favoráveis.

O Cosud tem como objetivo principal consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais. Com uma população de 119 milhões de habitantes, as duas regiões concentram 70% do PIB nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre as áreas prioritárias do consórcio estão a segurança pública, combate ao contrabando, sistema prisional, saúde, desburocratização, turismo, educação, desenvolvimento econômico, logística e transportes, inovação e tecnologia.