Na noite de quarta-feira, 17, a Câmara Municipal de Araranguá foi palco de uma importante discussão sobre o papel da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) na preservação da Ordem Pública. O tenente-coronel Marcelo Bertoncini Zanette, comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), utilizou a sessão para explanar sobre o tema, apresentou dados estatísticos e os programas preventivos desenvolvidos pela corporação.
Durante a participação, o tenente-coronel Zanette enfatizou a importância do trabalho preventivo realizado pela Polícia Militar, destacando programas como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Rede Catarina, Rede de Vizinhos e o Rede Rural de Segurança, que está sendo realizado na área de Turvo e que futuramente estará presente nas localidades rurais de Araranguá.
Além disso, foram apresentados dados estatísticos que demonstram a eficácia das ações da PMSC na redução dos índices de criminalidade na região de Araranguá, principalmente as prisões por tráfico de drogas e os cumprimentos de mandados de prisão que são realizados diariamente pelos policiais.
O comandante ressaltou ainda, o compromisso da PMSC em trabalhar de forma integrada com a comunidade e outras instituições, visando promover a segurança e o bem-estar de todos, destacando também as inúmeras operações realizadas em conjunto com a Polícia Civil, reforçando a excelente harmonia que existe entre as duas instituições.
A apresentação faz parte de uma série de palestras e debates promovidos pela PMSC com o objetivo de ampliar o entendimento sobre a função constitucional da Polícia Militar na garantia da segurança, salubridade e tranquilidade pública. Inclusive, durante esse mês de abril o assunto também já foi apresentado em outros municípios como Balneário Arroio do Silva, Turvo e Praia Grande, sendo que nas demais câmaras municipais da região da área do 19º BPM, os painéis estão agendados para as próximas semanas.
Desse modo, a participação do comando do 19º BPM na sessão da Câmara Municipal de Araranguá evidenciou o comprometimento da PMSC em promover a transparência e a proximidade com a comunidade, elementos essenciais para a construção de uma sociedade mais segura e harmoniosa.