Na segunda-feira, 8, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através do comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Eduardo Caetano do Amaral, realizou uma explanação sobre Ordem Pública no plenário da Câmara de Vereadores de Laguna. O evento, que contou com a participação de autoridades municipais, membros da comunidade e imprensa, homenageou três militares pelos excelentes serviços prestados em atendimento de ocorrência.
A palestra proferida abordou temas relevantes para manutenção da Ordem Pública, bem como informações relacionadas ao campo de segurança tratado sob os aspectos organizacionais, administrativos, operacionais e o desenvolvimento de ações preventivas e repressivas nos municípios de abrangência.
Finalizando o comandante agradeceu ao legislativo a oportunidade e destacou o excelente serviço prestado pelos policiais militares visando à manutenção da ordem e segurança.
Durante a sessão Legislativa, os vereadores efetuaram a entrega da moção aos policiais militares do 28º BPM, soldados Eduardo Leal Konig e Thiago Monteiro Marcelino, pelo relevante trabalho realizado em 21 de dezembro de 2023 durante o atendimento de uma ocorrência de acidente de trânsito na subida do morro do Iró, onde um motociclista sofreu graves ferimentos.
Ao chegarem ao local dos fatos, os policiais se depararam com a vítima no chão com sangramento massivo decorrente de uma fratura exposta no braço esquerdo. Prontamente os militares prestaram os primeiros socorros, com aplicação dê torniquete a fim de cessar o sangramento, evitando assim que a vítima entrasse em choque hipovolêmico até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Estudos apontam que, em casos de sangramento massivo, bastam 40 segundos para que a vítima perca a consciência e três minutos para que a mesma entre em óbito. Desta forma, a atuação dos policiais Konig e Monteiro foi necessária para salvar a vida da vítima.
Já o 3º sargento, Sandro da Silva, foi homenageado pelo salvamento de um bebê com as vias áreas obstruídas (engasgamento), na madrugada do dia 13 de agosto de 2023, em Laguna. No dia dos fatos, os pais chegaram na sede do 28º Batalhão de Polícia Militar, por volta das 02 horas, pedindo ajuda, pois o bebê, de aproximadamente um mês, estava com as vias áreas obstruídas, consequentemente não conseguia respirar.
Prontamente, o sargento Sandro segurou a criança no colo e realizou a manobra de Heimlich, desobstruindo as vias respiratórias da criança, fazendo com que o recém-nascido voltasse a respirar. Na sequência, a criança foi levada ao Hospital do município para acompanhamento e avaliação médica. O primeiro atendimento, prestado pelo sargento foi primordial para a conclusão positiva da ocorrência.
Os fatos foram amplamente divulgados pela imprensa local, regional e estadual, motivos pelos quais os militares foram merecedores da moção honrosa.