Entre os dias 04 e 29 de outubro, ocorreu na cidade de Blumenau, a 38ª Edição da Oktoberfest. Este ano, a festa ganhou mais uma semana, devido o cancelamento dos primeiros dias da festa, por causa das chuvas e alagamentos que afetaram nosso estado.
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), juntamente com a comissão de Segurança do Evento (outros órgãos de segurança pública e prefeitura), ano após ano, vêm trabalhando com comprometimento, de forma dinâmica e aprimorando as operações para garantir que o evento seja um dos mais seguros e destaque em tranquilidade, diversão e ordem, de todo o país.
Nos 20 dias que ocorreram a Oktoberfest, para a Polícia Militar, a segurança dos participantes foi prioridade. Tanto no parque Vila Germânica como nos desfiles, que ocorreram na rua XV de novembro, centro da cidade, houve policiamento a pé, com viaturas, motos, em pontos específicos e em elevados, para transmitir a maior sensação de segurança possível ao público presente. Durante a festividade, mais de 550 policiais foram empregados, vindo reforço de todo o Estado.
As campanhas preventivas lançadas pelo 10º BPM e a participação colaborativa do público, foram essenciais para a redução da criminalidade. A diminuição dos delitos demonstra que nossos esforços tiveram resultados positivos, há exemplo da redução em 89% dos furtos de celulares.
Para a Polícia Militar não houve registro de ocorrências com cambistas, furtos de veículos em torno do parque ou de importunação sexual e não se registrou a presença de quadrilhas especializadas. No geral, houve uma redução de 52% nas ocorrências atendidas pela PMSC durante o evento.
Segundo o comandante do 10º BPM, tenente-coronel Márcio Alberto Filippi, o trabalho integrado da Polícia Militar com as demais equipes de segurança, demonstram o compromisso com a sociedade em oferecer uma festa digna de ser prestigiada, estabelecendo novos padrões de organização e segurança.