Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Polícia Militar intensifica ações contra exploração sexual durante operação Caminhos Seguros


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) esteve ativa em diversas operações voltadas para o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como ao tráfico de drogas, em diferentes regiões do Estado. As ações fazem parte da operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com órgãos de Segurança Pública de todo o país.

Na sexta-feira, 10, policiais da 3ª Companhia do 30º Batalhão de Polícia Militar (BPM) estiveram empenhados na operação realizando abordagens em São Lourenço do Oeste e região. O foco foi a prevenção e repressão dos crimes de exploração sexual infantil, com ênfase na fiscalização de estabelecimentos suspeitos. Durante abordagens, os militares apreenderam seis gramas de cocaína após fiscalização em 16 estabelecimentos e abordagens.

Ao mesmo tempo, o 18° BPM, em ação conjunta com a Polícia Civil e o Conselho Tutelar, desencadeou uma operação de combate ao tráfico de drogas no bairro Águas Claras, em Brusque. Durante a ação, executada em bares e casas noturnas, diversos adolescentes, com idades entre 15 e 16 anos foram abordados, sendo apreendidos 2 kg de maconha, 10 gramas de cocaína, 89,91 gramas de crack, uma balança de precisão, dois aparelhos celulares, um simulacro de arma de fogo e 40 reais em espécie. Os envolvidos foram detidos e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil.

Já no sábado, 11, os militares da 2ª Companhia do 3° BPM, em Irienópolis, intensificaram as atividades da Operação Caminhos Seguros, abordando diversos indivíduos, incluindo três menores de idade consumindo bebida alcoólica em um estabelecimento. Além disso, foram apreendidas várias unidades de cigarros eletrônicos e esmurrugadores, com vestígios de maconha. O proprietário do estabelecimento e os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, com o apoio do Conselho Tutelar para os procedimentos cabíveis.

Iniciada em 2 de maio, a operação Caminhos Seguros tem o objetivo de intensificar o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em rodovias e hidrovias e locais de vulnerabilidade para a prática do crime. Na prevenção, a operação atua em atividades educativas, como palestras em escolas e distribuição de panfletos, além de informação sobre direitos da criança e do adolescente. A operação teve início no dia 2 de maio e segue até o próximo dia 20, contando com a participação das Secretarias de Segurança Pública das 27 Unidades da Federação.