Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Polícia Militar forma novos instrutores do Proerd para fortalecer prevenção nas escolas


Com foco em fortalecer a conscientização nas escolas, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) formou a 34º turma no curso de Formação de Instrutores do Programa Educacional de Resistência ás Drogas e à Violência (Proerd). A cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira, 1º, no auditório do Hotel Canto da Ilha, em Florianópolis, e capacitou 41 militares.

Desde o início do programa, já foram formados 1.766.073 alunos da rede pública, estadual e privada em toda Santa Catarina. Agora, estes novos instrutores ajudaram a capacitar novos estudantes. Entre os formandos, um é militar da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A capacitação da 34º turma aconteceu entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro de 2023, com carga horária de 93 horas/aula. Ao todo, os policiais se juntarão aos 48 instrutores exclusivos e 200 colaboradores do Proerd, que atuam por todo o Estado

Presidiram a mesa da solenidade o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, a chefe da Secretaria de Programas Institucionais, tenente-coronel Naíma Huk Amarante, e o diretor da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), coronel Cleber Pires. Participando também do evento demais autoridades militares, civis e familiares dos formandos.

Para a chefe dos Programas Institucionais, tenente-coronel Naíma Huk Amarante, “a partir de hoje nossa instituição se torna ainda melhor com a formatura de 40 novos instrutores do Proerd que atuarão em Santa Catarina e mais uma instrutora que será coordenadora dos Programas Institucionais do programa no Estado de São Paulo”.

De acordo com o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, “gostaria de parabenizar estes militares pela formação neste curso e que agora integram a linha de frente na missão de promover valores de cidadania e prevenção às drogas entre nossos jovens. Esses policiais estão prontos para multiplicar o conhecimento e atuar diretamente nas escolas, fortalecendo laços com a comunidade e contribuindo para a construção de um futuro mais seguro para todos”.

O Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, foi idealizado para prevenir o uso e o tráfico de drogas e todas as formas de violência, seja física ou psicológica. Foi implantado em Santa Catarina em 1998.O programa é coordenado pela Polícia Militar.

Policiais recebem formação pedagógica específica para dar aulas em escolas públicas e privadas de todo o Estado. O foco são as crianças e adolescentes em fase escolar. A iniciativa busca despertar a consciência para o problema das drogas e da violência. O programa atende ao público infanto-juvenil, dos cinco aos 15 anos de idade.

O Proerd tem como base o Drug Abuse Resistance Education (Dare), criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade Los Angeles, Estados Unidos, em 1983.

Clique aqui e confira as fotos da formatura.

Fotos: 1º sargento da reserva remunerada Aurélio de Oliveira / CCS