Durante uma operação conjunta da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio da Polícia Militar Ambiental, e da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), regional de Campos Novos, foram realizadas vistorias para apurar infrações contra a sanidade animal e crimes ambientais ocorrendo em propriedades rurais no Meio-Oeste catarinense. Os trabalhos foram realizados na quinta-feira, 4.
Em uma das propriedades rurais fiscalizadas, localizada na zora rural de Ibiam, foram constatados indícios de infrações contra a sanidade animal, tais como a manutenção das estruturas e o descarte de carcaças de animais mortos.
Além disso, verificou-se ocorrência de crime ambiental por poluição de recurso hídrico, dada pelo despejo irregular de dejetos dos animais de criação, sendo verificada a atividade potencialmente poluidora em desconformidade com a licença ambiental obtida.
Diante dos fatos, o responsável foi identificado e foram tomadas as providências administrativas ambientais cabíveis relativas a cada órgão em sua esfera de competência.