Na manhã de terça-feira, 6, a coordenação do programa Rede de Segurança Escolar da 2ª Companhia do 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Porto União, realizou o encontro técnico com todos os diretores das Unidades de Ensino do Município, em nível municipal, estadual, técnico e superior, afim de falar sobre a Operação Escola Mais Segura e apresentar o plano de contingência de Segurança Escolar.
O encontro foi dividido em três momentos, iniciando com o feedback das consultorias de prevenção ao crime escolar, na sequência foi repassado o protocolo "Fugir, Esconder e Lutar", desenvolvido pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA e incorporado pelo FBI. Por fim, as unidades de Ensino de Município receberam a instrução e o modelo do plano de contingência de Segurança Escolar elaborado e aprovado pelo grupo de trabalho da Rede de Segurança Escolar da Polícia Militar e pela Secretaria Municipal de Educação de Porto União.
A construção do plano de contingência pelas unidades de ensino visa garantir dar resposta imediata e sobre como agir em um incidente indesejado de forma, técnica, responsável e eficiente frente às situações anormais e adversas que podem ocorrer no ambiente escolar, principalmente nas situações envolvendo terrorismo doméstico com múltiplas vítimas.
Finalizada a construção dos planos, será realizados alguns simulados com a comunidade escolar sobre os protocolos de segurança estabelecidos, com intuito de aprimorar a memória motora e tornar a situação conhecida antes de ser de fato experimentada, ou seja para que os protocolos fiquem claros e atualizados.