Na noite de terça-feira, 18, o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, apresentou o Plano de Comando 360 no município de Jaraguá do Sul.
O evento ocorreu no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (CEJA) e reuniu aproximadamente 130 pessoas de toda a região, entre elas autoridades civis e militares, que foram recepcionadas pelo comandante-geral e pela comandante do 12º Comando Regional de Polícia Militar (12º CRPM), coronel Arlene Sousa da Silva Villela.
Entre os vários temas abordados na palestra, foi enfatizada a missão constitucional da Polícia Militar, bem como a responsabilidade de todas as pessoas na construção da paz social.
“A missão constitucional da Polícia Militar é muito mais ampla. A ordem pública é composta pela tranquilidade pública, salubridade e também segurança pública.”, destacou o comandante-geral, coronel Pelozato. Durante sua palestra, foram citados vários exemplos para ilustrar as reflexões, inclusive o caso que vitimou crianças em uma escola no município de Blumenau.
Em análise, o comandante da corporação destacou que muitas iniciativas realizadas por escolas deveriam ser revistas, como por exemplo erguer os muros, o qual irá impossibilitar que as pessoas de bem percebam o que ocorre no interior daquele estabelecimento, inclusive a dos próprios policiais militares que realizam rondas na via pública. “Repensar o ambiente e seus espaços é essencial”, finalizou o coronel Pelozato.
Além disto, também foi destacado o programa Rede de Segurança Escolar e o protocolo Fugir – Esconder – Lutar, que está sendo amplamente difundido em todos os municípios e que já se tornou uma referência para outras instituições pelo Brasil.
A palestra ‘Plano de Comando 360’ está sendo realizada em diversas regiões do Estado e busca contribuir para uma reflexão e construção coletiva em busca da ordem pública.
Foto: subtenente Wiltner e soldado Hey / 12º CRPM