Durante a solenidade de comemoração dos 131 anos de sua tradicional Banda de Música, O Piano Catarinense, realizada na sexta-feira, 20, na sede do Comando-Geral, em Florianópolis, foi apresentado o novo Mascote da Banda, Som – O Gato Maestro.
Som - O Gato Maestro foi criado pelo subtenente Jonatas Edson Passos, policial integrante da Banda. Som foi inspirado no estilo mangá e animes orientais e possui cores vivas e expressões faciais exageradas. Suas vestes são baseadas no uniforme operacional da PMSC, com símbolos que destacam a tradição musical e militar, como a lira, que simboliza a harmonia, a ordem e a honra, além de referências da mitologia grega e romana.
O mascote Som, junto à Patrulha da Alegria, terá como missão ainda este ano o projeto Música como Ferramenta de Transformação Social, um programa desenvolvido pela Polícia Militar, por meio da Banda de Música e da Associação Piano Catarinense, com patrocínio da Associação Empresarial de Florianópolis (Acif), através do Programa de Apoio a Projetos (PAP).
O projeto visa conscientizar sobre o poder transformador da música. O grupo se apresentará em escolas públicas e privadas da região de Florianópolis, levando música, alegria e preservando a ordem pública.
Estiveram presentes na solenidade o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Fabiano Bastos das Neves, o secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC) designado, coronel Flávio Graff, o sub-comandante geral, coronel Alessandro José Machado, o chefe de Estado-Maior-Geral, coronel Jailson Aurélio Franzen, a chefe interina do Centro de Comunicação Social da PMSC (CCS), tenente-coronel Nycia Francielle Curcino Neto, entre outras autoridades civis e militares e amigos da banda de música.
Texto: Marcelo Passamai
Fotos: 1º Sargento Aurélio Oliveira
Vídeos: Cabo Paulo Eduardo Willimann dos Anjos e Soldado Diego Osmar de Souza