Na noite de terça-feira, 14, por volta das 18h30, policiais da 2ª Companhia do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Florianópolis, prenderam um homem pelo crime de contrabando ao encontrar em sua posse 278 unidades de cigarro eletrônico.
As guarnições, providas de informações da Agência de Inteligência do 4º BPM, abordaram o dono de um estabelecimento comercial no bairro Centro e encontraram os produtos sendo oferecidos aos clientes.
Os cigarros estavam sendo vendidos irregularmente, portanto, foram apreendidos. A venda irregular de cigarros eletrônicos é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O crime de contrabando prevê pena de reclusão de dois a cinco anos à quem vende ou expõe a venda mercadoria proibida pela lei brasileira (art. 334-A do Código Penal Brasileiro).
Outras apreensões
Só no início de 2023, a Polícia Militar de Santa Catarina, por intermédio do 4º Batalhão de Polícia Militar e Agência de Inteligência, vem realizando prisões e apreensões de drogas e produtos ilícitos no âmbito da Operação Retomada.
Apenas no mês de janeiro, foram mais de 100 kg de drogas apreendidas pelos policiais e mais de 50 pessoas presas pelo crime de tráfico de drogas. Resultado da integração das Companhias do 4º Batalhão, Agência de Inteligência e batalhões vizinhos da grande Florianópolis.
Drogas sintéticas são um dos principais ilícitos apreendidos pelos policiais nessa temporada de verão. A demanda por entorpecentes aumenta juntamente com a quantidade de pessoas. Neste carnaval, espera-se cerca de 450 mil pessoas nos blocos. Fique atento e acione a Polícia Militar (190) se notar algo suspeito.