Na manhã desta quinta-feira, 21, por volta das 08h, a guarnição da Polícia Militar Ambiental, em atendimento de denúncia anônima, no bairro Várzea, em Lages, onde flagrou diversos pássaros nativos em cativeiro.
Durante as buscas, em um galpão nos fundos da residência, foram encontrados 24 pássaros nativos silvestres, todos em gaiolas, sendo conhecidos popularmente como: um tico-tico rei, quatro coleirinhas, três sabiá laranjeira, um sabiá branco, um sabiá ferreiro, um tupi, um tico-tico, um cabeça de velho, um pintassilgo, um chupim e três cardeais, todos estavam sem um sistema de marcação individual (anilhas).
Diante dos fatos, o proprietário foi autuado criminal e administrativamente. Os pássaros nativos foram recolhidos e passarão por análises de biólogos para atestar ou não as condições de soltura em seus habitats naturais. Esse tipo de atividade caracteriza crime ambiental e deve ser denunciado para que os autores sejam responsabilizados pela prática que desenvolvem sem a devida autorização do órgão ambiental competente.
Texto: capitão Marco Antonio Marafon Junior
Imagens: cabo Fábio Formento Antunes