A Polícia Militar Ambiental (PMA) encerrou na quarta-feira (12), as ações para conter o incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, no município de Palhoça. O fogo que iniciou na terça (10) e queimou uma área aproximada de 800 hectares.
Na manhã do dia 10, uma senhora entrou em contato com a 4ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) informando sobre um incêndio nas proximidades da subestação da Celesc. Os policiais militares deslocaram até o local e constataram o fato. O Corpo de Bombeiros Militares também foi acionado para atuar no controle das chamas.
Devido as ampliação e condições climáticas (ventos fortes) o incêndio tomou grandes proporções, sendo solicitado o apoio de outras unidades da PMA. Os policiais atuaram realizando incursões dentro da mata a fim de conter vários focos do incêndio. Em média 30 policiais militares, com onze viaturas, atuaram na operação por dia.
No final da manhã de quarta-feira, 11, a PMA efetuou o levantamento de imagens com drone e constatou uma área danificada pelo fogo de 558 hectares. No início da tarde do dia 11, o incêndio começou a se alastrar em direção ao Sul ampliando a área até a manhã do dia 12, totalizando uma área aproximada de 800,806 hectares.
Considerando que o município de Palhoça possui uma proporção de 17,52% de área do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, para o comandante da Polícia Militar Ambiental, coronel Marcelo Pontes, "é inegável o dano à flora e fauna. Não é possível quantificar a quantidade de espécies atingidas. Destaca-se que, durante a tarde do dia 11 foi realizado resgate de um Jabuti ferido em razão do fogo e encaminhado ao Centro de Tratamento de animais Silvestre do Rio Vermelho para atendimento”.
O parque da Serra do Tabuleiro tem uma flora e fauna diversificada, com diversas espécies, como bico-de-nambu, capotiraguá, açucena, butiá, bugreiro, aroeira, cabreúva-vermelha, cega-olho, dente-de-leão, bromélia, cravo do mato e tiririca.