No sábado, 25, a guarnição da Polícia Militar Ambiental (PMA), quando em fiscalização da operação de combate à caça ilegal, na localidade de Campo Novo interior do município de Bom Retiro, apreendeu armas e munições de uso permitido.
Durante as fiscalizações a guarnição abordou no interior de uma fazenda, um homem conduzindo um veículo, o qual estava de posse de duas espingardas, sendo uma espingarda calibre 12 e munições de sua propriedade, e outra espingarda calibre 12 e munições intactas de propriedade de outro homem o qual não estava no local da abordagem. Ainda foram encontrados no interior do veículo diversos cartuchos calibre 12 intactos e/ou deflagrados.
Após informação que outros homens estariam em atividade de caça no local, a guarnição prosseguiu a fiscalização, momento que abordou outro veículo, onde estavam acondicionados três cachorros de raça indefinida no porta malas do veículo e três masculinos ao seu redor. Naquela ocasião foi encontrado uma espingarda calibre 20 sem registro, e munições calibre 20 e calibre 12 intactas, ainda foram encontradas munições calibre 20 e calibre 28 deflagradas o qual um dos envolvidos se identificou como proprietário dos materiais.
Em ato seguinte, pode-se visualizar um homem caminhando numa lavoura próxima, que, ao avistar a guarnição fugiu em direção à floresta, descartando um objeto, o qual foi identificado como uma espingarda calibre 28 municiada com cartuchos intactos e ao lado dela foram encontrados 11 cartuchos do mesmo calibre, intactos, material este, abandonado pelo homem que empreendeu fuga, sendo posteriormente identificado o proprietário da espingarda o qual informou que a mesma também não tem registro.
Após tudo conferido, um dos envolvidos assumiu a propriedade das duas espingardas sem registros e das munições, bem como, o mesmo não possui Certificado de Registro. Diante dos fatos, os envolvidos foram conduzidos ao IGP em Lages para realização do exame de corpo de delito e posteriormenteapresentados juntamente com as armas e munições à polícia judiciária para procedimentos cabíveis.