Nas primeiras horas de sábado, 6, a Polícia Militar Ambiental (PMA), por meio de sua guarnição em Lages, cumpriu mandado de busca e apreensão em uma propriedade na localidade de Rondinha, no município de São Joaquim.
Na oportunidade, policiais flagraram um veículo saindo do local e imediatamente abordaram os dois homens. Em buscas no interior do carro foi localizada, no banco de trás, uma espingarda Calibre 20 de fabricação artesanal e uma espingarda Calibre 12 marca Boito, sendo localizado ainda um cinturão contendo 20 cartuchos intactos de Calibre 20 e dois cartuchos intactos de Calibre 12.
Ato contínuo foi dado cumprimento ao mandado de busca e apreensão na residência e no galpão da propriedade, sendo localizada mais uma espingarda calibre 28 e mais um cartucho de calibre 12 intacto e seis deflagrados.
Ainda, em buscas em um galpão nos fundos da residência, foi localizado um papagaio do peito roxo, espécie ameaçada de extinção, sendo que o proprietário não possui nenhuma autorização para ter a ave em cativeiro.
Diante dos fatos, a guarnição deu voz de prisão aos envolvidos pelos crimes de posse irregular de arma de fogo e munições de uso permitido, além do crime ambiental, por ter em depósito ave ameaçada de extinção sem autorização da autoridade competente, sendo ambos conduzidos à policia judiciária para os procedimentos cabíveis.
Texto Capitão Marco Antonio Marafon Junior