O início das aulas no Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires (CFNP), unidade Jaraguá do Sul, foi em clima festivo nesta segunda-feira, 5, pois foi comemorado o aniversário de 190 anos da Polícia Militar de Santa Catarina.
O comandante da unidade, major Antonio Benda da Rocha, saudou os alunos, deixou a sua mensagem e realizou a leitura do Boletim Especial do Comando-Geral, assinado pelo comandante-geral, coronel Emerson Fernandes, que destacou que “a Polícia Militar, ao longo de sua trajetória, sempre foi o pilar da tranquilidade e da ordem. Sua presença é sinônimo de proteção, e sua atuação, motivo de esperança para nossa população […]".
Voluntariamente, alunos do CFNP-JGS realizaram formas de enaltecer este importante dia. A aluna Laura, do 7º ano, em seu texto afirmou que: "Quando vejo uma viatura da Polícia Militar, eu sei que posso caminhar em paz, sem medo do que pode acontecer de ruim. Pois eles nos protegem, salvam nossas vidas e mantém a nossa segurança. Todos os dias deixam suas casas e suas famílias para nos proteger e manter a ordem."
Laura ainda destacou que o “190” representa não somente os anos de existência da PMSC, mas também o número de emergência que todo cidadão catarinense utiliza para acionar a Polícia Militar quando precisa da sua ajuda e proteção.
A poesia também esteve presente nas homenagens realizadas:
Há quase dois séculos, um legado se ergueu,
Na terra de encantos, onde o povo cresceu.
Santa Catarina viu surgir sua sentinela,
A farda que brilha, firme, leal e bela.
De espadas em punho à era digital,
A história caminha, firme e sem igual.
São 190 anos de luta e de ação,
Guardando o Estado com garra e paixão.
Em cada esquina, em cada alvorada,
Há um soldado de alma dedicada.
Com coragem no peito e olhar de farol,
Protege o cidadão sob chuva ou sol.
Não é só combate, também é cuidado,
No gesto gentil, no socorro prestado.
Na escola, no lar, na vida a ensinar,
Que servir e proteger é verbo a honrar.
A tropa que marcha com firmeza e valor,
É símbolo vivo de força e amor.
E hoje, aplaudimos com orgulho sem fim,
A PMSC, exemplo até o fim!
Mariana, 7º ano (a aluna utilizou IA para aprimorar o poema original feito por ela)
Ao final do dia, e para encerrar as comemorações, os alunos entoaram a Canção da Polícia Militar, elevando suas vozes com vibração, pois também eles fazem parte da PMSC.