Nos dias 25, 26 e 27 de maio foi realizado em Chapecó o treinamento operacional de Identificação de Fraudes e Busca Veiculares com Técnica de Entrevista, voltado para os profissionais que atuam em regiões de fronteiras ou divisas pela Operação Hórus, do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA).
Ao todo, 32 policiais militares, quatro agentes da Receita Federal e um Policial Civil participaram do treinamento. Entre os policiais militares, destaque para a participação de policiais da 4ª Região de Polícia Militar de Fronteira (RPM/Fron), de Chapecó, da 9ª RPM/Fron, de São Miguel do Oeste, e integrantes da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e também da Polícia Militar Ambiental (PMA).
As instruções foram ministradas por profissionais convidados, do Departamento de Operações de Fronteiras (DOF), da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul. O DOF é o responsável pelo patrulhamento e repressão aos crimes transnacionais na fronteira do Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia. Com larga expertise nos crimes de fronteira, em 2020, o DOF bateu seu recorde de apreensões, sendo o responsável pela apreensão de 264 toneladas de entorpecentes. E esse conhecimento e expertise foram trazidos aos policiais participantes do treinamento.
O treinamento contou com um carga horária de 30 horas aulas, que foram distribuídas entre as seguintes disciplinas: 1. Principais Crimes e Peculiaridades da Fronteira; 2. Identificação Veicular e Principais Fraudes Associadas; 3. Busca Veicular; 4. Técnicas de Entrevista; e 5. Estágio.